Páginas

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Quando o Ponteiro da Balança Estaciona

Efeito Platô


Responsável por grande parte das desistências em um projeto de emagrecimento, o efeito Platô é quando o ponteiro da balança estaciona e a perda de peso para de evoluir com a velocidade dos primeiros meses. Levando em consideração a individualidade de cada paciente, o efeito platô geralmente acontece no inicio do 3º mês e pode reaparecer por outras vezes ao logo do processo.

Uma das causas do problema é a genética implacável que nos preparou para enfrentar a fome. Ao longo da história, houve mais falta do que abundância de alimentos. Assim, nosso corpo aprendeu a estocar gordura ao perceber que a oferta de calorias é escassa como em um regime alimentar. Assim, o corpo passa a gastar menos energia para executar as mesmas atividades anteriores evitando o emagrecimento na tentativa de manter o tecido adiposo para possíveis períodos de escassez. Nesse contexto entende-se que quanto mais rápido o emagrecimento mais persistente é o efeito platô, portanto forçar o emagrecimento com dietas extremamente restritivas ou com auxilio de inibidores de apetite nem sempre é a melhor saída.



As alterações hormonais no período de emagrecimento também são responsáveis pelo ponteiro da balança não sair do lugar. Os hormônios leptina e insulina (produzidos pelo tecido adiposo e pâncreas respectivamente) possuem níveis circulantes no sangue proporcionais aos estoques de gordura no corpo. Isso significa que com a perda de peso, os níveis desses hormônios também caem consideravelmente, levando uma mensagem para o cérebro que ativa substâncias capazes de aumentar a fome e diminuir o metabolismo.

As estratégias para sair do platô englobam alterações no plano alimentar e modificações no treino físico (que devem ser orientadas por profissionais Educadores Físicos).

Alimentos ricos em fibras são muito importantes nesse momento, pois conferem saciedade e melhoram o metabolismo sem aumentar o valor calórico das refeições.

Falando em metabolismo, alimentos com propriedades termogênicas devem fazer parte deste momento. Alguns exemplo desses alimentos são: ômega 3, óleo de coco, gengibre, canela, chá verde, pimenta entre outros.

Além disso, sua motivação é imprescindível para vencer o efeito platô que dura em média 3 a 4 semanas. Tenha paciência para enfrentar essa fase sem desânimo, pois, tão logo ele passar o ponteiro da balança volta a pender a seu favor!


Mariana Toledo





Nenhum comentário:

Postar um comentário